domingo, 21 de fevereiro de 2010

Carnaval



I. Origem: antes do mais, diga-se algo sobre a etimologia de “Carnaval”.
Comumente os autores explicam este nome a partir dos termos do latim tardio “carne vale”, isto é, “adeus carne” ou “despedida da carne”; esta derivação indicaria que no Carnaval o consumo de carne era considerado lícito pela última vez antes dos dias de jejum quaresmal. - Outros estudiosos recorrem à expressão “carnem levare”, suspender ou retirar a carne: o Papa São Gregório Magno teria dado ao último domingo antes da Quaresma, ou seja, ao domingo da Qüinquagésima, o título de “dominica ad carnes levandas”; a expressão haveria sido sucessivamente, carneval ou carnaval”. - Um terceiro grupo de etimologistas apela para as origens pagãs do Carnaval: entre os gregos e romanos costumava-se exibir um préstito em forma de nave dedicada ao deus Dionísio ou Baco, préstito ao qual em latim se dava o nome de currus navalis: donde a forma Carnavale.
OU como costumo a dizer a Festa da Carne, onde as pessoas curtem a "liberdade" sem responsabilidade, particularmente é o calendário que menos gosto até mesmo com o tamanho do feriado onde costumo a passar estes momentos entre familia ou em acampamentos Cristãos.

Considerações
Como podemos observar o carnaval tem algumas características de cunho espiritual preocupante. Em primeiro lugar tem um hostorico relacionado com deuses pagãos do Egito e Roma. Em segundo lugar o rei momo se origina no deus da bebida, ou seja no demônio que destrói os lares com bebedeira que provoca acidentes e desgraças. Em terceiro lugar é uma festa da igreja católica relacionada com a quaresma, significando etiologicamente “abstenção de carne” mas que na pratica se tornou a festa que dá vasao a carne. Uma festa carnal, imoral e destruidora. Seria relacionado com o jejum da igreja católica? Diante desta relação espiritual podemos concluir que esta é uma festa da opressão demoníaca, principalmente porque teve origem nos deuses pagãos, sendo seqüenciado pela idolatria da igreja católica. Perceba esta sutiliza espiritual desta festa e saiba que estamos diante de uma batalha espiritual. Não é só uma festa da carne. É uma festa do diabo. Em Salvador onde 2 milhoes de pessoas passam as noites nas ruas todos os dias, podemos ver uma relação direta com o diabo. Os símbolos, a adoração, a letra das musicas e onde tudo começa. Onde os cantores vão antes do carnaval? Existe por traz dos palcos, dos trios e dos blocos toda uma religiosidade satânica, um cerimonial diabólico, que quem estar atrás dos trios elétricos nem imaginam. Existe uma relação espiritual forte com o carnaval. Por isto tantos males acontecem durante o carnaval. São pessoas vitimas de violência, com brigas, feridas e até muitas mortes. Embriagados dirigindo veículos e destruindo vidas. Sexo irresponsável, resultando depois em filhos sem pais, AIDS, angustia e ansiedade.É uma grande festa que durante uma semana as pessoas pulam e parecem ter uma grande alegria, mas depois o sofrimento por anos e anos, para não dizer daqueles que perdem suas próprias vidas. Acidentes de transito com centenas de morte, adolescentes grávidas, famílias destruídas e muitas outras desgraças são os resultados do carnaval.
Fico impressionado como os governantes ficam todos cheios de dedos em relação ao carnaval. Creio que é por causa da multidão e políticos vivem de multidão. Gastam milhões, ficam nos camarotes, vestem roupas de afoxés e muitos outros micos. Alem disso gastam milhões do dinheiro público. Mas quando se trata de uma passeata, como marcha para Jesus e dia da Bíblia, não se consegue um dinheiro publico. São tantos impedimentos, como se os evangélicos não fossem cidadãos como os outros. Como não participamos da desgraça do carnaval, temos o direito de fazermos nossas festas e termos verbas também, mas esta lógica não funciona, Nem mesmo em nossa cidade de Salvador que tem um Prefeito evangélico. Outra coisa que quero falar em relação as igreja durante o carnaval é que já abrimos brechas demais para o diabo. Durante o carnaval a igreja deve parar de retiros e viagens para praias e piscinas. É momento de ouvir um grito de misericórdia. Vamos para os circuitos de carnaval evangelizar e conquistar almas para o mestre. Em Salvador no próximo ano vamos rodear a cidade com oração e evangelização. Isto é um sonho que tenho. Espero contar com minha igreja, meus jovens e obreiros que trabalham comigo. Vamos orar para Deus nos dá as estratégias. Enfim abramos nossos olhos para o carnaval como desafio. Pode ser uma grande oportunidade para levar o Senhor para as pessoas. Já temos um plano piloto dirigido pelo Pastor Jose Leal, na liberdade, onde durante o carnaval ganha muitas almas para Jesus no impacto de Carnaval um evente com algumas igreja batistas. Podemos aperfeiçoar e melhorar este ministério cobrindo toda a cidade com a bençao de Deus. Oremos e jejuemos por isto.

Pastor Israel em seu Blog

Vamos amados Permanecer propagando o evangélio, de todas as forma possíveis, para que possamos viver em Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário